domingo, 18 de agosto de 2013

on Leave a Comment

Dica Nº 22 - 8 Dicas sobre Como Se Comportar Na Festa De Fim De Ano Da Empresa onde Trabalha







A festa de fim de ano das empresas é um evento tradicional, na maior parte das vezes, obrigatório, e onde nos encontramos com colegas e corpo diretivo num local mais informal e descontraído.

Mas não é por ser informal que devemos nos descuidar da educação, do bom senso e da etiqueta.

Apresentamos a seguir, 8 regras para você se comportar adequadamente e não se envolver em situações embaraçosas nas festas da empresa. Seguindo essas dicas você não terá uma “ressaca moral” no dia seguinte.

1 - Primeira dica importante: Não se atrase. Pode até ser que você esteja indo obrigado (e é!). Mas essas festas são parte importante de sua vida profissional. Se ocupar cargo de chefia deve ser um dos primeiros a chegar. Se não, seu atraso máximo permitido é de 20 minutos (porque, afinal, você pegou o trânsito ruim, ou se perdeu no caminho... desculpas básicas!).

2 - Leia isso e cole no cérebro! Nunca, mas NUNCA MESMO, fale mal de colegas, chefes ou mesmo da moça do cafezinho! Seja educado e fale sobre o tempo ou a novela se não tiver outro assunto. Você não sabe o que seu interlocutor pode fazer com a informação que você deu ou quem pode estar ouvindo a conversa!

3 - Seja sensato (a)! Não é adequado abordar certos assuntos polêmicos ou desagradáveis. Não discuta política ou religião e evite falar sobre doenças, acidentes etc. Não seja uma pessoa chata!

4 - Por favor: não deixe para “tirar a barriga da miséria” na festa da empresa! A educação manda esperar os de mais alto nível na hierarquia se servirem primeiro. Coma moderada e educadamente.

5 - Não abuse do álcool! Já ouviu a famosa expressão “beber socialmente”? Pois é. Beba socialmente! Ou seja, tome um drink, experimente aperitivos, mas não exagere! Além de existir a possibilidade de uma baita ressaca no dia seguinte, você pode falar e fazer coisas das quais se arrependerá depois! Deixe para enfiar o pé na jaca num boteco com seus amigos!

6 - Atenção máxima ao traje! É uma festa, mas lembre-se de que toda a direção da empresa provavelmente estará presente e notando o comportamento dos funcionários. De acordo com as diretrizes da empresa e com o convite, procure se vestir de maneira adequada ao evento. Leia a matéria sobre tipos de trajes num dos nossos blogs parceiros.

7 - Evite usar roupa de banho, mesmo que no convite conste que será um churrasco e a piscina estará disponível. Não é hora nem lugar pra mostrar o corpo.

8 - Essas festas podem trazer excelentes oportunidades pra você aumentar a sua rede de contatos profissionais. Portanto, tenha em mente que seu comportamento deve ser exemplar: seja gentil, educado e demonstre seus conhecimentos informalmente durante uma conversa.

Este artigo foi escrito por Natalia Voigt, do Blog da Festa.

Image courtesy of Ambro / FreeDigitalPhotos.net

0 comentários :

Postar um comentário